segunda-feira, 21 de março de 2016

Quando escolher a pós-graduação lato sensu? Você Sabia?


Os cursos de pós-graduação lato sensu assumem a função de educação continuada, com objetivos profissionalizantes de aprofundar seus conhecimentos, aperfeiçoar a competência teórico-prática da área de formação e atender às demandas reais e dirigidas do mercado de trabalho.
A expressão em latim “lato sensu” significa “em sentido amplo” e, como o próprio nome sugere, os cursos de pós-graduação lato sensu são destinados a vários tipos de carreiras, e englobam desde cursos de especialização até os MBAs (Master in Business Administration) e masters. Sua aplicação é mais prática, voltada para o mercado de trabalho corporativo.
A exigência mínima para ingresso é a apresentação do diploma do curso de superior, mas também pode ser solicitada entrevista ou análise do currículo, de acordo com os requisitos estabelecidos no edital de cada curso.
A duração mínima é de 360 horas, não podendo ser computados nesse tempo itens como estudo individual ou trabalhos em grupo, sem assistência docente, ou o tempo reservado para elaboração do trabalho de conclusão de curso ou monografia. Vale lembrar que a duração poderá ser maior, de acordo com o projeto pedagógico do curso.
Esse tipo de especialização só pode ser oferecido por instituições de ensino superior credenciadas e em suas áreas de competência, experiência e capacidade instalada.
Atualmente, nos processos seletivos para empresas multinacionais de grande porte, raramente aparecem candidatos que não tenham continuado os estudos depois da graduação. Com a profusão de cursos e a crescente exigência por qualificação do mercado de trabalho, esses títulos de especialização passaram a ser apenas mais um ingrediente na equação.
Diante disso, além de ter feito a especialização, as empresas procuram avaliar a habilidade de colocar em prática o conhecimento obtido nas aulas. Assim, os recrutadores questionam de que maneira a pessoa aplicou o conhecimento adquirido na pós-graduação, e pedem exemplos concretos desta aplicação.
Matéria original retirada do site posgraduando.com em 21/03/2018 às 18:00. Confira na íntegra: http://posgraduando.com/como-escolher-pos-graduacao-certa-para-voce/


Nenhum comentário:

Postar um comentário